Abstinência de Nicotina

Dicas para Parar de Fumar
Dicas para Parar de Fumar
4 de novembro de 2016
dependência do cigarro
A dependência psicológica do cigarro
15 de novembro de 2016
ABSTINÊNCIA DE NICOTINA

A falta de cigarro leva a abstinência. O organismo do fumante está acostumado com uma dose de nicotina diária. Sem a nicotina o dependente passa a sentir alguns sintomas físicos e psicológicos.

O cigarro é um dispositivo usado para administrar uma droga legalizada. A nicotina inalada com a fumaça é rapidamente absorvida e chega ao cérebro num intervalo de seis a dez segundos. A velocidade com que a droga chega ao sistema nervoso central explica por que a primeira tragada traz alívio imediato ao fumante aflito.

No celebro a nicotina produz uma sensação de prazer que os dependentes referem sentir ao fumar – e que os não-fumantes são incapazes de entender.

Viciados em nicotina, os neurônios do centro que integra as sensações de prazer, ao sentirem seus receptores vazios dela, estimulam outros circuitos de neurônios, que convergem para o chamado centro da busca. Esse centro é responsável por induzir alterações comportamentais com a intenção de nos obrigar a repetir ações que anteriormente nos trouxeram prazer.

Uma vez que os centros do prazer ativam o centro da busca, este não pode ser mais desativado. O centro da busca permanecerá ativado mesmo que o prazer responsável por sua ativação deixe de existir.

Conhecer os sintomas é a melhor forma de se preparar e lidar com eles.

O hábito de fumar está conectado a praticamente todas as suas atividades. Acordar, tomar café da manhã, assistir televisão, ler o jornal e no trabalho. Essas atividades funcionam como um gatilho que leva a acender o cigarro. Esses gatilhos fazem mesmo quem está muito determinado a parar ter vontade de acender um cigarro. A vontade intensa de fumar é chamada fissura.

Nos momentos de fissura, o organismo está pedindo por uma dose de nicotina. Aparecem os sintomas de abstinência. É comum o fumante então racionalizar inventando “historinhas” para si mesmo que justifiquem a próxima tragada.

O curto-circuito de prazer que a nicotina arma entre os neurônios provoca uma dependência química de forte intensidade, enfermidade cerebral crônica e recidivante. Para tratá-la é preciso ensinar o cérebro novamente a funcionar como fazia antes de entrar em contato com a droga. Isso significa enfrentar a abstinência de nicotina, que se manifesta em crises repetitivas, muito mais intensas, desagradáveis e difíceis de suportar do que aquelas provocadas por drogas mais pesadas.

Em média, seis meses depois de parar de fumar, a maioria dos ex-fumantes já consegue passar um ou outro dia sem se lembrar da existência do cigarro. Os neurônios começam a ficar livres da dependência que os sucessivos impactos diários de nicotina causaram em seus circuitos. É a liberdade do cérebro, que, para ser mantida, exige o preço da eterna vigilância, porque a doença é traiçoeira, crônica e recidivante.

Se não consegue parar de fumar sozinho procure um tratamento especializado. O processo de Coaching Integral Sistêmico ajuda o fumante a se afastar do tabagismo com ferramentas poderosas que utilizam o lado direito (emocional) e esquerdo (racional) do cérebro para auxiliar o coachee a conquistar essa importante meta em sua vida, criando novos hábitos saudáveis e um novo estilo de vida.

O interessante no processo de coaching é que o foco da atuação não é o problema (parar de fumar) e sim a solução, que é a criação de hábitos saudáveis para que o coachee tenha um novo estilo de vida sem cigarro.

Invista em você! Invista na sua saúde! Invista no bem estar de sua família!

Pare de fumar com a ajuda de técnicas de Coaching Integral Sistêmico.

Venha fazer um processo de Coaching Integral Sistêmico.

Francisco Nunes
Coach Integral Sistêmico

 

Deixe um Comentário

Francisco Nunes

Francisco Nunes

Meu nome é Francisco Nunes, sou pai da Carolina, marido da Flávia e Coach Integral Sistêmico.

Encontrei no coaching a possibilidade de cumprir minha missão de ajudar pessoas a terem uma vida mais saudável e plena sem cigarro.

Me formei na Federação Brasileira de Coach Integral Sistêmico – FEBRACIS, que é certificada pela Florida Christian University – FCU. Já fiz diversos cursos e participei de muitas palestras e seminários sobre coaching. Procuro me atualizar sempre para que meus coachees alcancem resultados cada vez mais satisfatórios.
Francisco Nunes

Últimos posts por Francisco Nunes (exibir todos)

Francisco Nunes
Francisco Nunes
Meu nome é Francisco Nunes, sou pai da Carolina, marido da Flávia e Coach Integral Sistêmico. Encontrei no coaching a possibilidade de cumprir minha missão de ajudar pessoas a terem uma vida mais saudável e plena sem cigarro. Me formei na Federação Brasileira de Coach Integral Sistêmico – FEBRACIS, que é certificada pela Florida Christian University – FCU. Já fiz diversos cursos e participei de muitas palestras e seminários sobre coaching. Procuro me atualizar sempre para que meus coachees alcancem resultados cada vez mais satisfatórios.